Porque usar software livre?

Vantagens do Open Source

1 – Custo benefício

A compra de softwares e aquisição de licenças é considerada um dos maiores gastos de TI dentro das empresas. Deste modo, quando se opta por Softwares Livres, é possível reduzir grande parte destes gastos, sendo necessário somente o investimento na implementação destes softwares.

2 – Personalização

Outra razão para optar pela modalidade Open Source está na possibilidade de personalizar o software conforme a necessidade da empresa, o que torna-se impossível com o uso de softwares com códigos fechados. Com isso, além de ter o benefício de custos, a empresa tem a liberdade para ajustar a codificação conforme desejado.

3 – Segurança

A segurança da informação também é um fator muito preocupante para empresas. Desta forma, ao optar pela modalidade de Softwares Livres é possível obter o benefício de contar com uma comunidade que está constantemente em busca de falhas, passando a testar as codificações e ajustá-las sempre que necessário.

4 – Opções de fornecedores

Quando se opta por Softwares Livres, é possível se libertar da dependência dos desenvolvedores de softwares pagos no que se refere a espera para recebimento de pacotes de atualizações, requisitos para instalação de softwares, preços, calendários de fornecimento, entre outros fatores que podem até mesmo gerar atrasos em projetos empresariais.

5 – Fiscalização

Outra vantagem em optar por Softwares Livres está em se isentar da burocracia referente à fiscalização da empresa com relação ao uso incorreto de softwares pagos. Neste caso, o uso incorreto por ser definido como um software pirata, uma licença expirada ou até mesmo a distribuição incorreta de uma licença adquirida, além da necessidade do controle de inventário de licenças da empresa.