Ubuntu 19.04 Disco Dingo – Principais mudanças

A nova versão do Ubuntu já está disponível e traz algumas novidades bem interessantes. 

No dia de 18 de abril, foi lançado o Ubuntu 19.04 que possui suporte garantido até janeiro de 2020.

Gnome 3.32

Estas novidades não são exatamente do Ubuntu, mas uma vez que o ambiente gráfico adotado na distribuição mudou de versão, você notará algumas diferenças. Uma delas, por exemplo, fica para o Nautilus, o seu explorador de arquivos, que agora conta com o suporte para deixar arquivos favoritos mais fáceis de serem encontrados.

O menu de aplicativos também voltou a forma como ele funcionava anteriormente. Desta forma, os aplicativos não aparecem mais em sua barra, voltando apenas para suas janelas. A cor de fundo do seu Launcher ou Dock, agora também é sólida, não tendo mais aquele efeito de transparência.

Reprodução

Ainda graças a mudanças implementadas no Gnome, agora ficou mais fácil também ignorar uma notificação de um aplicativo sem ter que afetar o seu funcionamento.

Mais ícones novos e mudanças visuais

Além da mudança vista acima que foi implementada no Gnome, o Ubuntu também recebeu melhorias no seu tema padrão Yaru, que desta vez conta com mais ícones para personalizar os atalhos de seus programas.

Reprodução

Novo kernel e drivers de vídeo

A situação de drivers do Linux tem melhorado bastante nos últimos tempos, entretanto, dependendo do modelo ou marca de sua placa de vídeo, alguns problemas poderiam ser encontrados. Com o lançamento do Kernel 5.0, o Linux agora tem um suporte ampliado ao AMD FreeSync, telas touch para Raspberry Pi e drivers proprietários para placas NVIDIA.

Modo noturno

Nesta nova versão do Ubuntu, agora é possível definir um horário para que o próprio sistema troque as suas cores automaticamente. Este recurso é destinado para quem gosta de utilizar o computador à noite ou em ambientes com pouca iluminação sem ter que forçar a sua vista.

Estas foram as principais novidades que você precisa saber sobre a última versão do Ubuntu. Apesar da maioria das novidades serem pequenas, elas acertam ao facilitar ainda a mais a utilização do sistema em um todo.

Aproveita e dá uma olhada na review que preparamos