Design thinking, o processo criativo

Uma expressão muito usada ultimamente, mas afinal o que é design thinking e como aplica-lo de forma prática?

Primeiramente é importante entendermos que é uma “abordagem” e não como uma metodologia. Como definição, design thinking é um novo jeito de pensar e abordar problemas ou, dito de outra forma, um modelo de pensamento centrado nas pessoas.

Significa acreditar que podemos fazer a diferença, desenvolvendo um processo criativo para chegar ao novo, a solução, e criar impacto positivo. Comumente pode-se pensar que se restringe a negócios, mas afinal criar essa limitação não combina nenhum pouco com o significado real que é, criar soluções independente se lucrativas ou filantrópicas.

Em termos mais práticos o design thinking se trata de conseguir soluções viáveis para determinados problemas muitas vezes ainda não descobertos. Ai está a genialidade da coisa, quando você identifica uma determinada demanda e consegue combinar soluções práticas possíveis para tal, ai se inicia o processo. 

 

 

Ao desafiar os padrões de pensamento, comportamento e de sentimento os “Design Thinkers” produzem soluções que geram novos significados e que estimulam os diversos aspectos (cognitivo, emocional e sensorial) envolvidos na experiência humana.

Você acabou de ler um início bem resumido do que se trata o design thinking, continue pesquisando e se aprofundando no assunto, tem gerado grandes soluções pelo mundo. Seja você a solução.