Linus Torvalds, o criador do Linux

Linus Benedict Torvalds é um engenheiro de software finlandês, nascido em 28 de dezembro de 1969, na cidade de Helsinki. Conhecer sua biografia é importante, já que ele é mundialmente conhecido por ter sido o criador do Kernel do Linux, base fundamental sobre a qual são construídos diversos sistemas operacionais gratuitos, como as distribuições Linux Ubuntu, Debian, Fedora e etc, além de produtos do Google, como o Chrome OS e o Android.

Mais do que criador do Linux, Torvalds é um defensor do software livre e do código aberto, modelo em que o produto do desenvolvimento de programadores é liberado de forma gratuita para uso, modificação e, em alguns casos, exploração pela comunidade. Uma frase famosa do engenheiro é: “código aberto é o único jeito certo de se fazer software”. Fiel a essa visão, Torvalds continua envolvido no processo de desenvolvimento do Linux até hoje como integrante da Linux Foundation – instituição responsável pelo progresso do Kernel sobre o qual o sistema operacional é construído.

Além do Linux, o finlandês também é o criador do Git e GitHub

GitHub é um serviço web que oferece diversas funcionalidades extras aplicadas ao Git. Resumindo, você poderá usar gratuitamente o Github para hospedar seus projetos pessoais. Além disso, quase todos os projetos/frameworks/bibliotecas sobre desenvolvimento open source estão no Github, e você pode acompanhá-los através de novas versões, contribuir informando bugs ou até mesmo enviando código e correções. Se você é desenvolvedor e ainda não tem Github, você está atrasado e essa é a hora de correr atrás do prejuízo.

Git um software usado no desenvolvimento de programas para controle de versão durante o processo de testes e compilações. Em virtude da sua contribuição decisiva para a popularização do software livre, Torvalds é visto como uma figura de referência no mundo da tecnologia. Suas palestras, TEDs e conferências são eventos aguardados e concorridos por todos que têm interesse em desenvolvimento e engenharia, além da difusão do código aberto e do software livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.